Existem bem e mal independente do ser humano?

https://www.youtube.com/watch?v=HmndRbGqUOw

(22/Março/19)

Existem bem e mal independentes do ser humano?

"Na terça-feira você falou sobre a bondade, mas não ficou claro se as características da bondade e a maldade são algo que nos é exterior, ou forças que existem no mundo ou apenas projeções do nosso próprio pensar."

Certo? a pergunta está clara? O interrogante quer saber se a bondade e a maldade são algo que existe fora de nós, que não fazem realmente parte de nós, mas, falando apenas delas, se a bondade e a maldade existem como que no ar, fora de nós.

São coisas totalmente independentes dos seres humanos?

Entendem? é isto o que o interrogante está perguntando, se entendemos corretamente.

Existiram guerras. Desculpem por falar de guerras. Guerras têm existido por milhares e milhares de anos. Já se mataram milhões de seres humanos. E essa matança criou um enorme sofrimento.

Está essse sofrimento lá fora? Separado de nós? Temos o nosso próprio sofrimento, as nossas dores, a nossa ansiedade, o nosso próprio senso de bondade e maldade, ou "mal", se preferirem essa palavra.

Mas, independente disso, o mal e a bondade existem? Existem por si sós?

Entendem? O que pensam sobre isso? Como o interrogante pergunta: será nossa projeção o nosso conceito, o nosso senso de bem e mal? Ou o mal é algo que existe separado da ação humana, da existência humana?

Esta é uma pergunta muito séria, não é uma pergunta sem substância.

As pessoas falaram por anos sobre a bondade. Creio que Aristóteles e Platão falaram sobre isso, e antes deles já falavam os antigos hindus.
E antes deles existiram também outros que falaram e perguntaram sobre isso. Fazendo o mesmo que nós neste momento.

O mal que o homem criou, a bondade que o homem perseguiu, os ideais, a conformidade, e algo que exista para além de nós.

Existem pessoas no mundo, como os terroristas, como os imperialistas, os grandes conquistadores do mundo, desde Gengis Khan, Napoleão, Hitler - vocês sabem tudo isso - eles queriam o poder. Um poder que esperavam ter ao unificar a Europa.

E também a Igreja Católica esperava unificar toda a Europa, através dos seus dogmas, rituais, crenças, torturas e todo o resto. E as guerras. E isso ainda existe, esse sentimento.

Certo? ou contestam isso?

E houve um grande número de pessoas que seguiram a bondade.

As outras pessoas não as conheceram, não eram famosas. Eram apenas pessoas que disseram: "Viverei uma boa vida" - não a "boa vida" do mundo moderno com suas boas refeições e boas bebidas, etc.

Mas uma vida de austeridade - não por apenas colocar uma tanga ou uma manta. Austeridade é algo totalmente diferente disso.

E eles seguiram isso na vida. E, a bondade que essas pessoas fizeram existir - apesar de já terem morrido e partido - ainda deve existir!

Nunca sentiram, quando entraram em alguma casa estranha, a atmosfera dela? Não?

Podemos sentir que existiram brigas nessa casa, que houve violência. Que existiu um conflito sem fim nessa casa. Podemos sentir.

Então é algo que está lá fora.

Certo? Contestam isto?

Então, existe a bondade, e aquilo que chamamos de mal ou maldade existe no mundo, independentemente da nossa contribuição.

E podemos ser tremendamente sensíveis a tudo isso e colocar um fim aos nossos próprios conflitos, divisões, um fim às nossas opiniões quando dizemos: "A minha opinião é um fato". Vocês conhecem todo esse processo de se agarrar a algo e batalhar por isso.

Tudo isso requer um cuidadoso observar, a percepção de nós mesmos, a percepção de nossas ações, de nosso comportamento. Então, ou contribuímos para o bem, ou para aquilo que chamamos de mal.

 


Voltar