PENSAMENTOS DE DEEPAK CHOPRA
      (14/Março/19)

Atividades mais importantes, segundo Deepak Chopra:
1) Dormir;
2) Meditar;
3) Se movimentar (fazer exercícios);
4) Cultivar emoções leves e agradáveis que criem bem estar emocional, como compaixão, alegria, equanimidade, paz, empatia e generosidade, que causam ressonância límbica liberando dopamina, serotonina e opiáceos no organismo (as emoções destrutivas, ao contrário, causam dissonância límbica, desregulando o sistema imunológico).
5) Dieta saudável, com predominância de vegetais

Receita
1) Acordar todo dia com a intenção de experenciar um corpo alegre e energético, e uma mente calma e desperta que cultiva amor, compaixão e boa vontade.
2) Experenciar a leveza da alma - porque na base de nosso ser há uma INTELIGÊNCIA que está orquestrando todo o processo que ocorre no corpo.
"Você é uma colônia de bactérias ambulante com algumas células humanas adicionadas" - das 600 trilhões de células do corpo, aproximadamente 90% são bactérias. E todas essas células trabalham juntas como um ecossistema.
Nosso corpo é poeira de estrelas que aprendeu a se autorregular, que se tornou consciente, que se regula, se conhece, evolui e finalmente retorna para o campo da pura consciência, dando o salto da evolução.

Mais pensamentos de Deepak Chopra

01) Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias

02) Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, numa determinada época, ele foi aquilo de que você precisava naquele momento;

03) Através dos passos alternados de perda e ganho, silêncio e atividade, nascimento e morte, eu trilho o caminho da imortalidade.

04) O que for teu desejo, assim será tua vontade. O que for tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino. (na verdade, esta é uma citaçãao do Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5)

05) A magnificência de um relacionamento sagrado se despedaça nos recifes dos conflitos egocêntricos triviais.

06) A entrega é a fé no poder de realizar qualquer coisa, até mesmo quando não se pode prever o resultado de uma ação.

07) O ego certamente é uma ilusão. A incerteza é a base da vida.

08) A impressão mais cruel que pode ser feita numa criancinha é a indiferença. Ignorar a necessidade de amor de uma criança dá a entender a seu coração que suas necessidades não são essenciais. Ao crescer, essa criança acha muito difícil expressar o verdadeiro amor. Em vez de um cálido fluxo de sentimentos, ela vai sentir uma emoção muito mais fria e moderada, que facilmente pisca e falha. A indiferença possui um longo legado.

09) O que a maioria de nós leva para o relacionamento não é a plenitude, mas a carência. A carência implica uma ausência dentro de si... A carência é uma força poderosa, capaz de criar ilusões poderosas. Ninguém pode realmente entrar em você e substituir a peça que está faltando.

10) O desconhecido é o território dos amantes.

11) Quando você se apaixona, se apaixona por um espelho de suas necessidades mais atuais.

12) Soltar os demônios pode ser muito educativo em certas ocasiões.

13) Nunca serei perfeito... Posso viver com isso.

14) Para qualquer um que tenha se apaixonado profundamente, o profano é sagrado.

15) Reconheça que existe um poder superior no universo, maior do que a pequena existência humana

AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO

As Sete Leis Espirituais do Sucesso (do original em inglês The Seven Spiritual Laws of Success) é um livro de auto-ajuda do autor e médico Deepak Chopra, no formato de livro de bolso, livremente inspirado em conceitos hinduístas e espiritualistas, e lançado em 1994 nos Estados Unidos, que prega a idéia de que o sucesso pessoal não é resultado de trabalho duro, planos precisos ou ambição desmedida, mas ao invés é o resultado da compreensão de nossa natureza básica como ser humano e de como seguir as leis da natureza.

Segundo o livro, quando entendermos essas leis e as aplicarmos em nossas vidas, tudo o que quisermos pode ser criado, “porque o mesmo campo que a natureza utiliza para criar uma floresta, uma galáxia, ou um corpo humano, também pode efetuar a realização de nossos sonhos”.

O "sucesso" referido por Chopra é o sucesso espiritual, da mente e do bem-estar interior das pessoas, e não necessariamente envolve o sucesso financeiro. O livro vendeu 1,5 milhão de cópias nos Estados Unidos e cerca de 3 milhões no resto do mundo, e figurou na lista dos 10 livros mais vendidos do jornal The New York Times.

Resumo das Sete Leis Espirituais. O livro é estruturado em capítulos, cada um apresentando uma das “sete leis espirituais do sucesso”, conforme resumido a seguir:

1. Lei da Potencialidade Pura – A fonte de toda criação é a consciência pura ou pura potencialidade buscando a expressão do não-manifesto para o manifesto. Com a prática diária do silêncio, da meditação, e do não-julgamento, e com a percepção de que nosso verdadeiro Eu é de pura potencialidade, nós nos alinhamos com o poder que tudo manifesta no Universo e obtemos o que desejamos.

2. Lei da Doação - O universo opera através de trocas dinâmicas. Dar e receber são diferentes aspectos do fluxo de energia. Com a nossa disposição de dar o que buscamos, mantemos a abundância do Universo em nossas vidas. A força motriz por trás da doação deve ser a felicidade – se quiser amor, alegria ou coisas boas, dê o mesmo aos outros.

3. Lei do Carma ou Causa e Efeito – Colhemos o que plantamos. Toda ação gera uma força de energia que retorna de modo análogo. Quando nossas ações e escolhas conscientes trazem felicidade e sucesso para os outros, o fruto de nosso carma será alegria e sucesso.

4. Lei do Mínimo Esforço – A inteligência da natureza funciona sem esforço – as flores não tentam desabrochar, elas desabrocham; os pássaros não tentam voar, eles voam. Se buscamos poder, dinheiro ou felicidade para a satisfação do ego, desperdiçamos energia; mas se nossas ações são motivadas por amor, harmonia e alegria, nossa energia se multiplica e podemos usar o excedente para criar o que quisermos.

5. Lei da Intenção e do Desejo – “Inerente a toda intenção e desejo, está a mecânica para a sua realização. E quando colocamos uma intenção no campo da pura potencialidade, colocamos este poder organizador infinito para trabalhar para nós”. No nível da mecânica quântica, o universo é uma extensão de nosso corpo, e nossa intenção detona transformações de energia e informação, e organiza sua própria realização.

6. Lei do Distanciamento – No distanciamento está a sabedoria da incerteza, e nesta sabedoria está a liberdade em relação ao nosso passado, ao conhecido, que é a prisão do condicionamento passado. Quando nos abrimos ao desconhecido, ao campo de todas as possibilidades, nos entregamos à mente criativa que orquestra a dança do universo. O apego é baseado no medo e na insegurança, e cria ansiedade. O apego excessivo aos bens materiais – símbolos transitórios do Eu – traz a sensação de inutilidade e vazio.

7. Lei do Darma ou do Propósito de Vida – “Todos têm um propósito na vida... algo único para dar aos outros. E quando misturamos este talento com o serviço aos outros, experimentamos o êxtase de nosso próprio espírito, o que é objetivo último de todos os objetivos”. Primeiro, devemos descobrir nosso verdadeiro eu; depois, expressar nossos talentos especiais; e finalmente, usar este nosso dom para servir a humanidade.


Voltar