Números complexos - exposição histórica
por José Carlos Corrêa Cavalcanti
Esta exposição é dedicada aos professores e estudantes de Matemática 

Números complexos em geral são considerados, pelos alunos, um dos tópicos mais antipáticos e menos entendidos da Matemática.

E não é sem razão. Notem como a própria nomenclatura — números complexos, imaginários, ou fantasmagóricos, como foram rotulados em meados do século XVI — trai a histórica desconfiança com que o assunto foi tratado em Matemática, e infelizmente continua sendo, por uma "indústria de ensino" que privilegia basicamente os resultados nos exames.

A abordagem preponderante no ensino dessa matéria, com escasso tempo disponível para ela, e em geral com  exposição axiomática por parte dos professores (muitas vezes pressionados a se encaixar num esquema de “produtividade” em prejuízo da compreensão), passando direto às aplicações e solução de problemas visando o vestibular, faz do aluno um mero executor de fórmulas, encontrando neste uma resistência muito natural com respeito ao assunto em foco.

O presente trabalho, que fiz em 1975 e apliquei com muita receptividade em algumas turmas do Colégio Bandeirantes, resgata a origem histórica dos números complexos. E, ao fazê-lo, mostra como mesmo um assunto tão abstrato revela suas raízes na vida comum, tornando absolutamente compreensíveis e até intuitivas as idéias e procedimentos que levaram ao surgimento desse novo tipo de número.

Dada a natureza da publicação deste trabalho (pela Internet, sem contato pessoal com o aluno), omitirei os detalhes das demonstrações e também não me preocuparei com aplicações das fórmulas para resolver exercícios. Afinal, isso é a única coisa que em geral se pratica na maioria das escolas.

Introdução
Problemas na aplicação da fórmula
Operando com o desconhecido
A representação geométrica dos novos números

Um pouco de álgebra dos números complexos - Final

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