O mito de Pandora 
da mitologia graga

Zeus encomendou a Hefesto, o Deus ferreiro, a primeira mulher, para vingar-se dos homens e de Prometeu que havia roubado o fogo dos céus.

Pandora recebeu esse nome, que significa "dotada por todos", ou ainda, "aquela que tem todos os dons", porque todos os demais deuses foram também co-autores, na medida em que cada um deles ofertou um dom à criatura.

Atena ofertou-lhe um deslumbrante vestido e lhe ensinou a arte da tecelagem além de lhe entregar seu próprio cinturão;

Apolo, dotou-a de uma maviosa voz;

Afrodite deu-lhe graça,beleza e desejo irrefreável;

Hermes, por sua vez, deu-lhe uma língua afiada, a astúcia e o cinismo; e assim por diante.

Depois disso, Zeus ordenou que Hermes, seu mensageiro, a trouxesse à terra para oferecê-la como esposa a Epimeteu, irmão de Prometeu, famoso por sua personalidade intempestiva e exageradamente insensata.

Embora Prometeu o advertisse com veemência que não aceitasse em nenhuma hipótese qualquer presente advindo de Zeus, Epimeteu sucumbiu a oferecimento tão sedutor.

Pandora, afirmando tratar-se de um presente de núpcias oferecido pelo deus do Olimpo, entregou ao esposo uma caixa fechada.

Assim que a tomou em suas mãos Epimeteu retirou sua tampa, abrindo a caixa.

Inveja, cobiça, despeito, egoísmo, toda a sorte de doenças e males, imediatamente começaram a saltar de dentro da embalagem fatal.

O irmão de Prometeu, assustado, tentou impedir que tamanha calamidade viesse assolar aos homens, colocando rapidamente a tampa em seu lugar.

Tarde demais, pois infelizmente apenas sobrou, presa no fundo da caixa, a esperança.

Voltar